Ney Leprevost protocola projeto que cria dispositivos para prevenir incêndios

Imóveis residenciais deverão possuir equipamentos de combate a incêndio

O deputado estadual Ney Leprevost protocolou nesta semana um projeto de lei instituindo alguns dispositivos no estado para a prevenção de incêndios em todo o território paranaense. Segundo estatísticas, o crescimento dos incêndios no Paraná tem sido bastante acentuado. No ano de 2005, por exemplo, o Corpo de Bombeiros de Curitiba atendeu 56% de ocorrências a mais do que no ano anterior. Para combater este aumento, o projeto parte do princípio do conhecimento e da prevenção: Existem diversos cuidados e atitudes que podemos mudar no nosso dia-a-dia para evitar que incêndios aconteçam. Precisamos levar isso ao conhecimento da população, diz Leprevost.

Sendo assim, o projeto de Ney implementa na grade curricular das escolas de todo o Estado instruções de prevenção, como proceder em casos de acidentes, primeiros socorros, salvamento e prevenção e combate a princípios de incêndio. As aulas devem ser adequadas a cada faixa etária e ministradas do ensino básico ao ensino médio. Essas noções trarão aos jovens além de conceitos, mudanças na cultura, explica Ney.

Em complemento a este programa, o projeto também propõe que os imóveis de uso residencial deverão possuir equipamentos de combate a incêndio, independente da proteção do Condomínio. Além disso a expedição do habite-se só será concedida após vistoria do corpo de bombeiros pela rede elétrica, aquecedores de água, ventilação, entradas de gás, entre outros. Infelizmente é comum pessoas virem a falecer devido à má condição desses equipamentos. Prevenir nunca é demais, afirma Ney. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *