Presidente da Comissão de Saúde alerta para a cegueira evitável

Ney Leprevost acredita que a prevenção seja o melhor caminho para o Brasil, que tem 1 milhão de cegos

A visão é um dos sentidos humanos mais importantes, considerando-se que a maior parte de nosso entendimento e contato com o mundo exterior realiza-se através dos olhos. Estima-se que existem no mundo cerca de 50 milhões de cegos e 180 milhões de deficientes visuais. No Brasil o número fica em 1,2 milhão de cegos e quase 4 milhões de deficientes.

Temos que nos atentar para esses dados, pois a maioria dos casos de cegueira evitável ocorre nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Se houvesse a descoberta precoce dos problemas e o encaminhamento aos serviços especializados, dois em cada três casos de cegueira poderiam ser evitados, alerta o presidente da Comissão de Saúde.

Para isso, Ney está pedindo a atenção das autoridades estaduais e federais para o assunto: Podemos impedir que quase todos os problemas oftalmológicos aconteçam, com a promoção da saúde ocular junto às crianças e adolescentes em idade escolar. É importante prevenir, pois a perda da visão acarreta graves prejuízos às atividades escolares, intelectuais, profissionais e sociais, restringindo a produção e a capacidade de trabalho das pessoas afetadas, justifica o parlamentar que já está estudando um projeto de lei para incluir a prevenção nas instituições de ensino básico de todo o Estado.

O deputado também acredita ser importante a realização de congressos para o intercâmbio de tecnologias e conhecimentos. Em setembro, acontecerá em Florianópolis o XVIII Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual. Será uma boa oportunidade de preparar e informar nossos profissionais, afirma Ney.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *