O deputado Ney Leprevost protocolou na Assembleia Legislativa projeto de lei para demarcar áreas de pesca, lazer e recreação no Litoral do Paraná. O objetivo é garantir a segurança de surfistas e banhistas, além de assegurar o trabalho dos pescadores.
A proposta surgiu após uma conversa com representantes da ONG Parceiros do Mar, criada depois da morte de Renata Turra, de 23 anos, que surfava com amigos quando prendeu o leash da prancha em artefato de pesca que estava submerso a menor distância do que a mínima permitida pelo IAP.
De acordo com o parlamentar “este projeto é muito importante para garantir a segurança dos banhistas e surfistas que frequentam o litoral do Paraná e não atrapalhar o trabalho dos pescadores”, disse Leprevost.
Segundo o texto, a distância entre a área de lazer e de pesca deve ser de pelo menos 400 metros, demarcada por balizas ou placas com dizeres visíveis e permanentes, cabendo ao Poder Público Municipal em colaboração com os órgãos estaduais competentes estabelecer normas para a utilização dos locais delimitados, fiscalizar e aplicar as sanções cabíveis.
(Via Assessoria de Imprensa – Rodrigo França)