notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

No Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, Ney Leprevost reforça a importância do teste do coraçãozinho

Compartilhe!

No Dia Nacional da Conscientização da Cardiopatia Congênita, que é lembrado nesta sexta-feira, 12 de junho, o deputado federal Ney Leprevost destaca a importância do Teste do Coraçãozinho, que proporciona diagnóstico precoce para identificar problemas relacionados a cardiopatia congênita.

Foi através de Lei de sua autoria, quando ocupou o mandato de deputado estadual, que o Teste do Coraçãozinho (exame de oximetria de pulso), passou a integrar o rol de procedimentos obrigatórios a serem realizados nos recém-nascidos atendidos nas maternidades e hospitais de todo Paraná.

Ney explica que o teste deve ser realizado ainda na maternidade, nas primeiras 48 horas após o nascimento da criança. “É feito com um aparelho simples chamado oxímetro de pulso, que mede o nível de oxigenação no sangue do bebê, é indolor, gratuito e tem 80% de eficiência na detecção precoce de cardiopatias congênitas, o que possibilita o imediato tratamento do recém-nascido”.

Através do teste é possível medir a concentração de oxigênio e verificar a circulação de sangue no organismo do bebê. O resultado é considerado normal se o nível de oxigenação for maior ou igual a 95%. Se o resultado for menor, o bebê deverá ser submetido a exames e precisará de acompanhamento cardiológico.

Reforçando seu compromisso com a saúde dos curitibanos e paranaenses, Ney alerta que “todos os pais devem pedir já na maternidade, gratuitamente, assim que o bebê nasce, o Teste do Coraçãozinho. Este é um direito adquirido pela nossa Lei e um dever das instituições de saúde”.

A cardiopatia congênita ocorre devido a uma alteração da estrutura cardíaca durante o desenvolvimento embrionário. Mesmo sendo um problema comum, é uma das principais causas de óbitos relacionadas a malformações congênitas. No Brasil, nascem cerca de 28 mil crianças com problemas cardíacos por ano.

(Via Assessoria de Imprensa).

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados