Ney Leprevost faz projeto para cuidar da saúde visual das crianças

O deputado Ney Leprevost protocolou na Câmara Federal projeto de lei que determina que os alunos matriculados na educação básica terão direito ao teste de acuidade visual durante a alfabetização.

Especialistas alertam que dificuldades para aprender a ler e escrever podem estar relacionadas a problemas de visão. De acordo com o projeto, o teste poderá ser aplicado por qualquer profissional da área de educação, desde que treinado para isto.

Os alunos deverão ser submetidos à análise de um quadro com símbolos que diminuam de tamanho gradativamente, organizados em linhas e colunas, posicionado a uma distância específica, onde deverão identificar os símbolos, evidenciando, ou não, indícios de problemas na visão e a necessidade de exame ocular conduzido por profissional médico especializado.

A sala onde será realizado o teste de acuidade visual deverá ser bem iluminada e ter um ambiente calmo. Os alunos que responderem com dificuldades a estes testes, serão encaminhados para tratamento médico oftalmológico na rede de saúde.

“Muitas crianças tem seu desempenho escolar prejudicado pela falta de diagnóstico de problemas visuais que poderiam ser facilmente corrigidos com o uso de lentes. Por isso a importância deste projeto”, explicou Ney.

(Via assessoria de imprensa) #EquipeNL

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *