Lei da mamografia, criada por Ney Leprevost já está dando resultados

Começa a dar resultados a lei criada pelo deputado Ney Leprevost que garante mamografia gratuita para todas as mulheres acima de 35 anos.
A lei foi sancionada pelo governador Orlando Pessuti no mês de maio e pretende incentivar a prevenção do câncer, reduzindo os índices de mortalidade que chegam a 10 mil por ano.
A detecção do câncer de mama em estágio inicial, através da mamografia, pode evitar oito de cada dez casos em que a doença é constatada, explica Ney Leprevost. 
Existem 46 cidades no Paraná que dispõem de mamógrafos, e destes, apenas 36 atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 Na Região Metropolitana de Curitiba, desde terça-feira (28), o Hospital Municipal de Araucária (HMA) está disponibilizando, através da Secretaria de Saúde (SMSA), a realização de exames de mamografia no local. Os exames são agendados pelas unidades básicas de saúde, através da Central de Marcação de Consultas, gerenciadora das vagas.
A SMSA informa que serão ofertados para a população de 18 a 24 exames por dia, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, sendo que até às 15h são realizados os exames de rastreamento e após este horário, os de diagnóstico.
O mamógrafo chega para complementar o serviço de diagnóstico disponível no hospital, que hoje conta com raios-x digital, tomografia e outros exames, explica o diretor geral do hospital, Danilo Oliveira da Silva.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − quatro =