Leprevost quer garantia de oferta de Eco Doppler gratuito aos paranaenses

Exame gratuito de Eco Doppler para pessoas carentes do Paraná que sofrem de flebite ou trombose: essa é a proposta do projeto de lei do deputado Ney Leprevost que será protocolado nesta terça-feira.

Sendo doenças relativamente comuns, a tromboflebite e a trombose são facilmente diagnosticadas por esse procedimento denominado Eco Doppler, que se trata de uma ultrassonografia. Caso não seja não diagnosticada e tratada a tempo, o paciente pode desenvolver problemas ainda mais sérios, até mesmo fatais.

Ney Leprevost, presidente da Comissão de Saúde, defende o acesso das pessoas carentes ao exame e, eventualmente ao tratamento: Esse procedimento custa cerca de R$200, dinheiro que, muitas vezes quem precisa do exame não dispõe. Garantir isso aos que necessitam do método é uma questão de direito à saúde. Hoje, estima-se que a fila de espera para a realização do exame seja de oito meses. Não podemos deixar os paranaenses esperando tanto. A trombose não é a única causa de embolia pulmonar, é a mais comum, afirma Ney.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 1 =