NEY LEPREVOST COBRA URGÊNCIA NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO CÂNCER EM CRIANÇAS

O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual de Luta pela Saúde e Cidadania, encaminhou requerimento à Secretaria Estadual de Saúde pedindo a elaboração de um protocolo para estabelecer tempo limite de espera para crianças com pré-diagnóstico de câncer receberem os exames complementares e terem o início do tratamento com urgência.
Leprevost também está pedindo que o Governo do Estado, através da recém criada Fundação de Saúde, busque oncologistas infantis de outros estados para compor os quadros da saúde paranaense.
As iniciativas devem-se a preocupação do deputado com a revelação do Conselho Regional de Medicina de que  apenas 22 cancerologistas pediátricos estão na ativa no Paraná, sendo que destes, 72% atuam em Curitiba.
O câncer é a segunda causa de mortes de crianças e adolescentes no Brasil, perdendo somente para as causas externas, como violência urbana, afirma Ney.
No Paraná,o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registrou no passado 453 crianças com a doença. Este ano, o número pode chegar a 600.Muitas crianças vão a óbito sem terem sequer a doença diagnosticada.
As crianças não podem esperar a fila do SUS, pois nelas o tumor se dissemina em alta velocidade.Precisamos de diagnósticos e tratamentos urgentes para elas, afirma Ney Leprevost.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 8 =