notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

NEY LEPREVOST CONTINUA NA BRIGA POR LEI PARA LIMITAR TEMPO DE ESPERA NO SUS

Compartilhe!

O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, entrou com recurso, na comissão de Constituição e Justiça, contra o parecer pela inconstitucionalidade do projeto de lei n.º 84/2013, de sua autoria, que limita o tempo para o agendamento e realização de procedimentos cirúrgicos e exames de diagnósticos e laboratoriais no Sistema Único de Saúde do Estado do Paraná.

Depois de enfatizar de que não há inconstitucionalidade ou ilegalidade no projeto de lei, Ney Leprevost salienta que o  diploma constitucional dispõe  no Art. 196 que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

O parlamentar enfatiza ainda, no recurso, que projeto de lei em tela vem ao encontro com o disposto na Carta Magna vez que pretende a formação integral do estudante preparando-o para entender a realidade em que está inserido e podendo nela interferir de forma positiva e cidadã.

O recurso contra o parecer pela inconstitucionalidade do projeto de lei N.º 84/2013 de autoria do deputado Ney Leprevost e encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça argumenta que a Teoria da Separação dos Poderes, mecanismo clássico de organização e limitação do poder político distingue os poderes estatais em três esferas, quais sejam Executiva, Legislativa e Jurisdicional. Tal mecanismo produz um sistema de freios e contrapesos impedindo, por sua vez, que haja a concentração de todas as funções somente nas mãos de um único órgão do Poder Público. (Justen Filho, Marçal. Curso de Direito Administrativo, São Paulo: Ed. Saraiva, 2005 1ed. pg. 23).

E conclui: Ademais, esse princípio, entendido como um dos basilares fundamentos constitucionais é assegurado também pela Constituição do Estado do Paraná, no seu artigo 7º: quando diz que são Poderes do Estado, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

DESRESPEITO

A demora excessiva no agendamento de procedimentos cirúrgicos representa um desrespeito a Constituição Federal no que diz respeito à eficiência, universalização e integralidade de serviços de saúde. A lei de criação do SUS (Lei 8.080/90) garante acesso aos serviços de saúde de maneira eficaz e sem qualquer discriminação.

Citando um dos artigos, Ney Leprevost lembra o parágrafo que diz que o dever do Estado de garantir a saúde consiste na reformulação execução de politicas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

O parlamentar garante que se a Assembléia Legislativa do Paraná não aprovar seu projeto, irá procurar um deputado federal que encampe a bandeira para todo país. É uma pena, pois nosso Estado vai perder a oportunidade de ser modelo nacional em saúde pública se esta lei não for aprovada!, afirmou Leprevost.   

 

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados