NEY LUTA PARA CONSEGUIR VACINA CONTRA GRIPE A-H1N1 PARA TODAS AS CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR DO PARANÁ

O deputado Ney Leprevost, Presidente da Frente Parlamentar da Saúde, enviou correspondência oficial para a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde pedindo que a vacina contra a gripe A-H1N1 seja oferecida gratuitamente a todas as crianças menores de 12 anos, ou seja todas as crianças em idade escolar no Paraná, aí incluídas aquelas que freqüentam as creches, escolas de ensino infantil ou de ensino fundamental.

 Todos os pediatras ensinam e todas as mães sabem de cor que o sistema imunológico das crianças só é completamente firmado após os três anos de idade. Mas a realidade das mães que precisam trabalhar para manter suas famílias é bem diferente, exigindo que deixem seus filhos de tenra idade em creches e jardins de infância, antecipando a entrada na rede escolar em muitos anos, ressalta Ney.

Para Leprevost, não há por que excluir as crianças acima dos dois anos de idade da vacinação gratuita, especialmente pelo Paraná ser um estado com clima frio e úmido, propício para a propagação de doenças respiratórias. As crianças contraem com mais facilidade moléstias como a gripe, pois levam qualquer coisa à boca a todo o momento brinquedos, mãos, copos, talheres, chupetas e mamadeiras dos coleguinhas e também acabam colocando a boca em todos os lugares, ampliando os riscos de contaminação e transmissão.

A vacinação contra a gripe A-H1N1 é oferecida pela Secretaria de Estado da Saúde a indígenas, crianças menores de 2 anos, gestantes, idosos e pessoas com morbidades. Quem está fora destas categorias encontra a vacina na rede privada de saúde (laboratórios particulares), que cobra em média R$80,00 (oitenta reais), valor totalmente incompatível com a renda de muitas famílias.

Embora a gripe AH1N1 não seja mais considerada uma epidemia, 5 pessoas já perderam a vida no Rio Grande do Sul, só este ano, devido a esta doença. O Paraná tem clima semelhante, portanto requer cuidados especiais.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + cinco =