Ney propõe Programa de Prevenção a Doenças causadas pelo uso excessivo do Computador

Crianças e jovens tem como passatempo preferido o computador. Eles passam horas  em frente à máquina. Como consequência disso existem as doenças que afetam a visão e os movimentos dos membros superiores. Preocupado com estes dados, o deputado Ney Leprevost criou o Projeto de Lei que viabiliza a instituição da política estadual de prevenção da saúde dos jovens usuários de computador.

O projeto diz que a política estadual sobre a prevenção da saúde dos jovens usuários de computador poderá ser composta por orientações destinadas aos estudantes das escolas públicas de ensino fundamental e médio, pertencentes ao Estado do Paraná.
Para a execução desta política, o Poder Executivo poderá dispor de instrumentos como seminários, debates, cursos de formação e material de divulgação nos meios de comunicação de massa. Será elaborada também uma cartilha escrita em linguagem simples, de fácil entendimento, colorida e ilustrada, com orientações sobre a prevenção da saúde dos jovens usuários de computador, para ser entregue aos estudantes das escolas públicas e também aos seus pais. No conteúdo desta cartilha irá conter as posturas adequadas da cabeça, braços e corpo, a distância ideal da visão do campo de tela, além de períodos de descanso durante o uso do computador.

Foi realizada uma pesquisa pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier de Campinas, que demonstrou que a por¬centagem de miopia, observada entre as crianças que pas¬savam longas horas sem tirar os olhos do monitor, era de 21%. Já a porcentagem de míopes no Brasil, dentro da mesma faixa etária do estudo (crianças de 9 a 13 anos de idade), é de 12%.

Ainda que os resultados da pesquisa não sejam conclusivos, a opinião de outros especialistas endossa os números obtidos. O professor de oftalmologia Paulo Augusto de Arruda, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Coordenador de Comissão de Ensino do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), indica estudos que reve¬lam a duplicação de míopes, no mundo, nos últimos 20 anos.
Depois de analisarmos todos estes dados, fica fácil entendermos a importância das medidas relatadas no Projeto de Lei. As crianças estão começando a usar o computador cada vez mais cedo, por isso os pais precisam estar cientes de todos os riscos que elas estão correndo, afirma Ney Leprevost.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =