Sessão na ALEP celebra os 120 anos da República

Evento encerra a programação dos 120 anos da proclamação da República; Assembléia faz solenidade com bandeiras históricas

 Em sessão histórica, a Assembléia Legislativa do Paraná marcou o Dia da Bandeira (19 de novembro), os 120 anos da adoção do pavilhão nacional e da proclamação da República.

 O evento contou com a presença de estudantes do Colégio Militar em uniformes típicos, que fizeram apresentação das várias bandeiras que vigoraram no Brasil desde o descobrimento até os dias atuais. Antes, às 11h30, houve uma cerimônia no Centro Cívico de incineração de bandeiras inservíveis, a cargo do Exército.

 A programação organizada pelo Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, em conjunto com órgãos públicos e entidades culturais, prosseguirá no dia 23, às 9h30, com deposição das cinzas das bandeiras incineradas junto ao lago do Parque Barigui. No dia 24, às 19 horas, no auditório do Colégio Bom Jesus, também em Curitiba, será feita premiação dos estudantes que se destacaram no concurso literário alusivo à adoção da bandeira nacional.

 A sessão solene convocada pela Assembleia Legislativa foi presidida pelo deputado Ney Leprevost, que falou sobre os fatos que antecederam a proclamação da República e a participação do Paraná naqueles episódios inclusive sobre a resistência do reduto da Lapa ao avanço das tropas da Revolução Federalista, fato histórico que contribuiu para a consolidação do novo regime republicano, após a vigência da monarquia desde a independência.

 No evento também foram entregues certificados aos participantes do Ciclo de Estudos e Debates, realizado durante o mês de novembro na Biblioteca Pública, dentro do programa de comemorações dos 120 anos da República no Brasil, levado a efeito no Paraná por iniciativa da Associação Paranaense de Imprensa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =