notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Municípios do Paraná não têm aparelhos de Raio-X suficientes

Compartilhe!

Comissão de Saúde cobra do Governo equipamentos para que a população seja melhor atendida

 Como você avalia a saúde no seu município? É o que a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, sob a presidência do deputado Ney Leprevost, quer saber. E, para descobrir como está a saúde do paranaense, o grupo desenvolveu um questionário a respeito do tema encaminhado para os secretários e diretores de Saúde dos 399 municípios do Paraná.

 Perguntas como qual a sua avaliação da atuação da Secretaria Estadual de Saúde em seu município?, o que o governador do Estado poderia fazer para melhorar a saúde da população em seu município? e que equipamentos poderiam ajudar a melhorar a saúde em curto prazo em seu município? foram submetidas à avaliação dos gestores da saúde no Paraná.

 A Comissão recebeu, até agora, aproximadamente 80 questionários respondidos. Dentre as solicitações, a maioria dos secretários e diretores de saúde do Estado relata a falta de estrutura de hospitais especializados em doenças crônicas, falta de aparelhos de Raio-X, bem como a ausência de ambulâncias. Percebemos a necessidade de acompanhar mais de perto a condição em que se encontra a saúde em todas as cidades. Fizemos uma lista enorme de solicitação dos municípios. São aparelhos de todos os tipos, pedidos de investimento e repasse de verba e vamos encaminhar todos os questionários respondidos ao senhor governador e ao secretário de Saúde, para que providências sejam tomadas., explica Ney.

 Até agora, a Comissão de Saúde já enviou 170 solicitações e opiniões de 71 municípios, o restante ainda está sendo registrado e em trâmite de envio. Dessas solicitações, são 26 pedidos de aparelhos de Raio-X, 17 de ambulâncias, 15 de equipamentos de ultra-som, 13 solicitações de eletrocardiogramas e 7 pedidos de mamógrafos, entre outros aparelhos,  que vão dos mais sofisticados aos mais simples.

 Ainda com as sérias carências estruturais e profissionais relatadas à Comissão de Saúde, o coletivo de deputados responsáveis pela fiscalização da saúde no Paraná constatou que boa parte dos municípios avalia a atuação da Secretaria Estadual de Saúde como boa ou regular, não tendo o grupo recebido ainda um questionário que julgasse péssima as ações do órgão. 
 
Consórcios Intermunicipais
 
 Segundo a avaliação de alguns dos gestores de saúde do Estado, a idéia do Consórcio Intermunicipal de Saúde funciona muito bem tanto, que mais municípios estão se integrando ao grupo e à concepção de união de cidades e recebimento de uma verba única, a ser distribuída de acordo com as necessidades de cada localidade. Os consórcios são uma saída para pequenos municípios que tem problemas com verbas pequenas e demanda reprimida de atendimento. Assim, pacientes das cidades menores podem ser transferidos para centros hospitalares das cidades participantes dos consórcios sem maiores complicações, destaca Ney Leprevost.

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais

Todos os Direitos Reservados