Neste 18 de outubro, Dia do Médico, o deputado Ney Leprevost, presidente da Comissão de Saúde, encaminhou ao Governo Federal um documento pleiteando melhorias nas condições de atendimento à população e de trabalho dos médicos.
Hoje trabalhar com saúde pública é um verdadeiro ato de heroísmo. O SUS paga mal pelos serviços médicos e grande parte da rede hospitalar carece de equipamentos para que o serviço possa ser feito com eficiência, afirma Ney.
Na opinião do deputado, o atual Governo Federal perdeu muito tempo ao não mobilizar sua base na Câmara para regulamentar a Emenda 29, que garante investimentos mínimos em assistência à saúde.
Temos sentido pouco comprometimento das autoridades com a saúde pública. A valorização dos médicos e de todos os profissionais de saúde é essencial, também defendemos a implementação de um Plano de Cargos, Carreira e Salários para todos que atuam na saúde, diz Ney.
Hoje é dia de enaltecer os bons médicos. O exercício diário da medicina é uma tarefa árdua em que se lida com a tênue linha entre a vida e a morte. Mas, mais do que parabenizar os médicos, temos que aproveitar essas datas para cobrar das autoridades estrutura, equipamentos e condições dignas de trabalho, afirma Ney Leprevost.
Desafios do novo Governo
Já no Paraná, o presidente da Comissão de Saúde, acredita que o novo Governo terá grandes desafios. Aquele que for escolhido pelo Beto Richa para gerenciar a pasta da saúde terá que colocar para funcionar em sua plenitude os hospitais construídos pelo Governo anterior. Além disso, irá enfrentar um grande trabalho para resgatar a autoestima dos profissionais da saúde estadual, que reivindicam há anos o seu Plano de Cargos, Carreira e Salários. Também será estratégico que o novo Governo dialogue com as Santas Casas do interior e crie mecanismos para que elas possam funcionar evitando a vinda desnecessária de ambulâncias para Curitiba. A saúde básica tem que ser cuidada no próprio município de origem do paciente, ressaltou Ney.
O parlamentar também defendeu que a Secretaria de Saúde trabalhe em parceria no Estado com a Sanepar, a Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Agricultura. A qualidade da água e dos alimentos que são ingeridos, principalmente na infância, influenciam diretamente na prevenção de uma série de doenças. Cuidar do meio ambiente é uma forma de fazer prevenção de saúde, defende Ney.



