Dados do Ministério do Trabalho e Previdência revelam que o Paraná foi o Estado que mais empregou via Agências do Trabalhador em 2021. No total foram 110.101 trabalhadores colocados no mercado de trabalho através das agências comandadas pela secretaria de Justiça, Família e Trabalho, muito à frente de São Paulo, que foi o terceiro colocado, com 42.578. O segundo lugar ficou com o Ceará, com 46.743 colocados pelas agências.
De acordo com o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, o resultado se deve a um conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado:”Sou muito grato a todo pessoal das nossas Agências do Trabalhador. Somos o 4º estado do Brasil em geração de empregos, o 1º do sul do país. Mas esta notícia de hoje é importantíssima. Pois mostra a eficácia da nossa gestão na secretaria de Justiça, Família e Trabaho. Nossas Agências do Trabalhador estão dando um show. Empregamos através delas mais que o dobro do segundo colocado. Este é o Paraná que trabalha, liderado pelo governador Ratinho Junior ”, afirmou Ney .
“Nós temos Agências do Trabalhador em 216 municípios e mais os postos avançados que criamos e cobrem todo o Estado. Além disso, nós trabalhamos na qualificação do nosso pessoal para captar as vagas e orientar os trabalhadores. E na outra ponta temos cursos de capacitação para os trabalhadores atenderem aos requisitos das empresas que oferecem as vagas”, explica o secretário Ney Leprevost.
*Melhor da região Sul* – O Paraná obteve em 2021 o melhor resultado de geração de empregos desde 2004 e foi o estado do Sul que mais empregou ao longo do ano, a frente de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De acordo com o relatório do Caged, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência na segunda-feira (31), foram 1.569.647 contratações e 1.397.011 demissões ao longo do ano, com balanço positivo de 172.636 novos postos de trabalho gerados em 2021.
Em comparação aos demais Estados, o Paraná foi o líder do Sul do Brasil e obteve o quarto melhor resultado do País em números absolutos – atrás apenas de Estados muito mais populosos como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
“O governador Ratinho Junior e o secretário Ney Leprevost revolucionaram as Agências do Trabalhador do Paraná. Nunca tivemos tanto apoio para a implantação de novas ideias e programas efetivos”, afirma Rafael Santos, chefe da Agência do Trabalhador de Curitiba.
“Seguimos a orientação do secretário Ney Leprevost e estamos conseguindo ótimos resultados, inclusive com destaque nacional”, afirma a chefe do Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda, Suelen Glinski.
(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)