O deputado Ney Leprevost, coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, encaminhou expediente oficial a prefeitura municipal de Curitiba solicitando a instalação de equipamentos de ar condicionado na frota de ônibus que atende ao transporte coletivo.
“Em Porto Alegre, mais de 70% da frota de ônibus já tem ar condicionado. O aquecimento global é uma realidade, os ônibus da nossa cidade transformam-se em fornos ambulantes nos dias de calor intenso. Tem gente que chega a passar mal mesmo,”afirma Ney.
“A prefeitura cobra uma das tarifas mais caras do país. Mas a cada dia que passa, as empresas de transporte perdem mais clientes e amargam prejuízos. O transporte coletivo precisa voltar a ser atrativo para a população. Para isto, é necessário ofertar serviços de qualidade aos passageiros. O oposto disto é mais trânsito e mais poluição”, avalia o deputado.
Em São Paulo, maior cidade do Brasil, 90% da frota de ônibus de transporte coletivo já tem ar condicionado. No Rio de Janeiro, quase 80% dos ônibus já tem o equipamento. O mesmo índice de Cuiabá e de Belo Horizonte.
Mesmo com uma das tarifas de ônibus mais caras do Brasil, os curitibanos ainda andam em ônibus sem sistema de ar-condicionado.
“O ar condicionado nos veículos do transporte coletivo não é luxo, mas sim uma necessidade. Ele contribui para a qualidade do serviço de transporte público, garantindo que os passageiros viajem com conforto, mesmo sob condições climáticas desfavoráveis. Por isto estamos solicitando à prefeitura que disponibilize este benefício para toda população”, afirmou Leprevost.
(Assessoria de imprensa)