notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Padre Capitão Leprevost, herói da Revolução Federalista, é homenageado nas comemorações do fim do Cerco a Tijucas do Sul

Compartilhe!

Nesta sexta-feira, dia 16, e sábado, dia 17, a Prefeitura de Tijucas do Sul realiza, evento alusivo aos 130 anos do Cerco de Tijucas do Sul na Revolução Federalista. A programação vai estar repleta de atrações na Praça Central.

Na sexta-feira (16), às 17 horas, acontecem apresentações de artistas locais, às 19 horas tem Roda de Conversa com os Bisnetos da Revolução e Historiadores, com transmissão ao vivo pela internet, e às 21 horas tem o Cine Praça, com o filme ‘O Preço da Paz’. Que conta a história da Revolução .

A Revolução Federalista teve início em 5 de fevereiro de 1893, com a chegada das tropas dos maragatos no Rio Grande do Sul, vindas do Uruguai, liderados pelos irmãos Gumercindo e Aparício Saraiva e por Nunes da Silva Tavares, o Joca Tavares. Em 15 de janeiro de 1894, os maragatos chegaram a Tijucas do Sul.

De acordo com o professor e vice-prefeito Claudemir da Rocha, o território onde está Tijucas era na época a principal entrada por terra ao Estado do Paraná para quem vinha de Santa Catarina sentido a Curitiba. “Embora pouco se fale do município de Tijucas do Sul nos livros e nas histórias da Revolução, é perceptível a importância da nossa cidade para o desfecho final no Cerco da Lapa, pelos nove dias de combate neste chão”, destaca Rocha.

Durante a Roda de Conversa com os Bisnetos da Revolução e Historiadores, serão homenageados os grandes heróis da Revolução Federalista no Paraná, um deles será o capitão Jorge Achilles Leprevost.

Homem muito católico, ele praticava no seu dia a dia a caridade, sem nunca imaginar que iria um dia se tornar um herói de guerra. O capitão Leprevost liderou o enfrentamento as tropas de Gumercindo Saraiva que entravam nas cidades, saqueavam tudo o que encontravam, estupravam as mulheres e degolavam os homens.

O capitão Leprevost, junto com bravos moradores de Tijucas do Sul, resistiu a investida dos saqueadores de Gumercindo Saraiva. Ele se negou a entregar seu companheiro de tropa, o tenente Muricy, e por isso sofreu uma vingança terrível. Foi assassinado covardemente no leito do hospital, onde se recuperava de um tiro que havia levado em batalha.

O capitão Jorge Leprevost, padre que pediu dispensa de suas funções para casar , é considerado o maior herói da revolução federalista. Tanto que o falecido empresta seu nome a principal avenida da pequena cidade.

(Via assessoria de imprensa)

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados