O deputado estadual enviou expediente oficial da Assembleia Legislativa à Prefeitura de Curitiba para que o tema seja tratado com urgência
CURITIBA, 06/06/2024 – Na última terça-feira (04), um homem de 57 anos foi preso em flagrante em Curitiba por importunação sexual. Segundo a Polícia Civil do Paraná (PCPR), o homem importunou uma mulher de 27 anos dentro de um ônibus do transporte coletivo. A situação foi percebida e o motorista do ônibus agiu prontamente.
Curitiba teve 41 casos de importunação sexual em transporte coletivo registrados pela Guarda Municipal (GM) somente no ano de 2023. Isto sem contar os casos em que não foram formalizadas reclamações. Diante desse incidente e de outros relatos de assédio, foi enviado um expediente à Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio do deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil) com a solicitação de providências para identificar os indivíduos que assediam as usuárias do serviço de transporte coletivo.
“É inaceitável que as mulheres sejam submetidas a situações de constrangimento e medo enquanto exercem seu direito de ir e vir por Curitiba. Diante disso, solicitamos que sejam tomadas medidas urgentes para identificar e punir os indivíduos responsáveis por esses atos”, afirma o deputado.
Para o parlamentar isso inclui a implementação de sistemas de vigilância eficazes nos terminais e nos veículos do transporte coletivo, bem como a colaboração com as empresas concessionárias para garantir a segurança dos passageiros. “É fundamental investir, por exemplo, em treinamentos para os motoristas auxiliarem e denunciarem a situação, além de fixar cartazes com o número de denúncia. Também, estudar um modelo de reconhecimento facial dos passageiros e adicionar atividades de polícia preventiva e ostensiva para a Guarda Municipal de Curitiba”, completa Leprevost.
( via assessoria)