Um dos autores do Plano Estadual dos Direitos da Mulher, candidato do União à prefeitura de Curitiba propõe criação de fundo destinado a financiar programas, projetos e ações voltadas para a defesa das pautas da mulher, além de anunciar aluguel social para vítimas de violência doméstica e um centro de saúde para o público feminino.
CURITIBA, 27/09/2024 – A promoção da saúde e dos direitos das mulheres é uma das prioridades do plano de governo do deputado e candidato à prefeitura de Curitiba, Ney Leprevost (União), que reuniu, nesta sexta-feira (27), centenas de curitibanas no Parque Barigui para lançamento do “Outubro Rosa 2024”. Essa prioridade não envolve apenas uma estratégia de campanha eleitoral, mas reflete um cuidado que acompanha toda a carreira política de Ney.
No evento de hoje, Ney se comprometeu a transformar Curitiba em uma grande referência na promoção dos direitos das mulheres, garantindo igualdade de oportunidades e uma vida livre de violência e discriminação. “Reafirmamos nosso compromisso com a justiça social e a construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva. Juntos, podemos transformar Curitiba em um modelo de respeito e valorização das mulheres, onde cada cidadã possa viver com dignidade, segurança e pleno acesso aos seus direitos”, garante ele.
Uma das principais medidas apresentadas pelo candidato é a disponibilização do aluguel social para mulheres vítimas de violência doméstica, que irão contar com atendimento imediato e especializado. “Assim, conseguiremos acolher as mulheres com muito cuidado e carinho neste momento tão complicado, além de garantir que elas saiam de casa com a certeza de que não ficarão desabrigadas. Vamos implementar, também, o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher, que será voltado para financiar programas, projetos e ações voltadas para a promoção e defesa dos direitos das mulheres”, destaca Ney.
“No combate à violência contra a mulher, vamos reforçar a atuação da Casa da Mulher Brasileira de Curitiba, que oferece atendimento integral para mulheres vítimas de violência, incluindo suporte psicológico, jurídico e social, além de garantir a segurança e proteção das vítimas”, diz Ney. “Além disso, realizaremos campanhas educativas e preventivas em escolas, empresas e comunidades para promover a conscientização sobre os direitos das mulheres e os mecanismos de denúncia de violência e discriminação”, explica ele.
Outra preocupação expressa no plano de governo de Ney é o combate ao assédio no transporte público de Curitiba. Para isso, ele vai criar o batalhão “Anjos do Transporte”, que colocará policiais à paisana se revezando nos ônibus. Ney vai também implantar o reconhecimento facial de passageiros nos ônibus, como forma de combater os crimes nos deslocamentos.
*Saúde*
Sempre preocupado com o bem-estar das mulheres, público para qual direcionou diversos projetos e emendas parlamentares ao longo de sua carreira, Ney anunciou, também, a construção do primeiro Centro Municipal de Prevenção a Saúde da Mulher de Curitiba, que vai funcionar com foco no público feminino, oferencendo consultas, exames e tratamentos exclusivos.
Ney é autor da lei que garante a todas as mulheres do Paraná o direito ao exame mamográfico anual pelo SUS.
*Empoderamento*
Para o empoderamento econômico e social das mulheres, a gestão de Ney vai desenvolver programas de qualificação profissional e empreendedorismo voltados especificamente para mulheres, com foco na inserção no mercado de trabalho e na geração de renda. “Vamos implementar programas de apoio às mulheres chefes de família, garantindo acesso à moradia digna, educação de qualidade para seus filhos e oportunidades de emprego”, completou.
( via assessoria de imprensa )