Ontem, 30 de outubro, diante de mais de 300 médicos de todo o Paraná que estavam presentes na tradicional solenidade do Dia do Médico, o deputado estadual Ney Leprevost, presidente da Frente Parlamentar da Medicina, disse que “ o Ministério da Saúde precisa se conscientizar de que é necessário criar um plano de carreira da medicina, semelhante ao dos magistrados, para atender os pacientes que vivem nos rincões mais distantes dos grandes centros urbanos”.
“Existem regiões onde falta tudo na saúde. Faltam médicos, faltam insumos, faltam equipamentos. É necessário criar mecanismos para tornar o atendimento no setor público atrativo e viável para os médicos. Saúde precisa ser uma prioridade para os gestores federais, estaduais e municipais”, afirmou Ney.
*Mais de 300 médicos homenageados*
Por proposição do deputado Ney Leprevost, presidente da Frente Parlamentar da Medicina, foi realizada ontem, quarta feira, na Assembleia Legislativa do Paraná, a tradicional sessão solene alusiva ao “Dia do Médico”, que é comemorado em 18 de outubro.
Na oportunidade, foram homenageados mais de 300 médicos indicados por entidades como a Associação Médica do Paraná (AMP); Academia Paranaense de Medicina; Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR); Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ); Associação Paranaense de Medicina do Trabalho (APAMT); Associação Paranaense de Medicina de Família e Comunidade (APRMFC); Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI-PR); Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO); Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE); Clínica São Vicente, de Araucária; Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC); Universidade Federal de Toledo; Universidade UNIDEP, de Pato Branco; Pontifícia Universidade Católica, de Londrina; Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR); Hospital Infantil Waldemar Monastier, de Campo Largo; Hospital Barigui de Oftalmologia; Hospital Cajuru; Hospital Cruz Vermelha; Hospital da Zona Norte de Londrina; Hospital da Polícia Militar; Hospital das Nações; Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR); Hospital de Olhos do Paraná; Hospital do Centro, de Campo Largo; Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima; Hospital Erastinho; Hospital Erasto Gaertner; Hospital Geral do Exército; Hospital Médico de Olhos; Hospital Municipal de Araucária; Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais; Hospital Pequeno Príncipe; Santa Casa de Misericórdia de Curitiba; Hospital São Vicente; Hospital Universitário Estadual de Londrina (UEL); Hospital Universitário Evangélico Mackenzie; Hospital XV; Instituto da Pessoa com Diabetes (IPD); Maternidade Curitiba; Centro Hospitalar Nossa Saúde; Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM-PR); Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-PR); Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT-PR); Secretaria Municipal de Saúde da Lapa; Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá; Secretaria Municipal de Saúde de Pinais; Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Grossa; Secretaria Municipal de Saúde de Quatro Barras; Secretaria Municipal de Saúde de Maringá; Secretaria Municipal de Saúde de Siqueira Campos; Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas do Sul; Secretaria Municipal de Saúde de Balsa Nova; Secretaria Municipal de Saúde de Campo do Tenente; Secretaria Municipal de Saúde de Campo Largo; Secretaria Municipal de Saúde de Colombo; Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu; corpo médico da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP); Sindicato dos Médicos do PARANÁ (SIMEPAR); Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED); Sociedade de Radiologia do Paraná (SRP); Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Paraná (SOGIPA); Sociedade Paranaense de Anestesiologia (SPA); Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP); Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR); médicos da UNIMED Curitiba.
Em seu discurso, o deputado Leprevost defendeu melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde e a destinação de mais recursos para equipar os hospitais e as unidades de saúde. “O médico exerce uma das profissões mais importantes do mundo que é salvar vidas. Por isso, todos os anos prestamos aqui na Assembleia Legislativa esta justa homenagem. Como coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, é meu dever reconhecer o trabalho desses profissionais que se dedicam a cuidar das pessoas”, afirmou Ney.
Durante seu pronunciamento, o presidente da Associação Médica do Paraná (AMP), doutor José Fernando Macedo, agradeceu a homenagem e parabenizou o deputado Ney Leprevost pela iniciativa.
Já o presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM/PR), doutor Romualdo José Ribeiro Gama afirmou que “para nós médicos, receber essa homenagem é uma retribuição à nossa prática do dia-a-dia. Eu falo que a gente às vezes abandona a família para tratar um paciente. Mas é um grande reconhecimento receber da Assembleia e a própria sociedade essa homenagemn pelo carinho, pela dedicação e pelo cuidado com os pacientes”, afirmou.
A mesa de honra, durante a sessão solene, foi composta pelo deputado Ney Leprevost; pelo presidente da Associação Médica do Paraná, doutor José Fernando Macedo; pelo presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM/PR), doutor Romualdo José Ribeiro Gama; pelo presidente da Academia Paranaense de Medicina, doutor Henrique de Lacerda Suplicy e pelo vereador, Alexandre Leprevost.
(Via assessoria de imprensa)