Com voto favorável do deputado Ney Leprevost, presidente da Frente Parlamentar da Medicina, foi aprovado na Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 1036/23, de autoria dos deputados Luiz Cláudio Romanelli, Tercílio Tuirini, Delegado Tito Barichello, Luciana Rafagnin, Marcia Huçulak e Arilson Chiorato que institui o Programa de Monitoramento Digital Contínuo de Glicemia no Estado do Paraná.
O objetivo, é assegurar o fornecimento de aparelhos digitais de medição e sensores de controle glicêmico para pacientes com idades entre 4 e 17 anos, com diabetes mellitus tipos 1 e 2, melhorando o monitoramento e evitando a hipoglicemia das nossas crianças e adolescentes.
No Brasil, as estimativas mais recentes apontaram que cerca de 7% da população vive com diabetes. A doença não fica restrita a idosos ou adultos. Inclusive, na infância são necessários cuidados especiais. Isso porque tem chamado atenção dos profissionais de saúde os casos de obesidade infantil, relacionados à falta de atividades físicas e aos maus hábitos alimentares.
“Essa lei representa um grande avanço no cuidado da saúde de crianças e adolescentes diabéticos no Paraná”, afirma Leprevost.
Ney Leprevost é autor da Lei que garante aos diabéticos o direito de monitorar sua glicemia e realizar aplicação de insulina ou medicamentos equivalentes em locais públicos.
O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Saúde Pública.
(Via assessoria de imprensa)