notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Ney Leprevost faz projeto de lei para melhorar assistência às pessoas alérgicas nas redes de saúde e educação

Compartilhe!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de asma, 250 milhões têm alergia alimentar, 10% da população é afetada por reações a medicamentos e 400 milhões apresentam rinite alérgica.

Entre as doenças alérgicas mais comuns estão a anafilaxia, com risco iminente de vida, a alergia alimentar, algumas formas de asma, rinite, conjuntivite, urticária, eczema, doenças eosinofílicas, além de reações a medicamentos e picadas de insetos. O manejo dessas condições representa um grande desafio para a saúde pública, exigindo ações coletivas e individuais bem coordenadas.

Preocupado com o tema, o deputado Ney Leprevost, presidente da Frente Parlamentar da Medicina, protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei com objetivo de melhorar a assistência às pessoas alérgicas nas redes de atenção à saúde e educação do Paraná.

De acordo com o texto do projeto, o Poder Público ficará encarregado de realizar campanhas educativas de divulgação e conscientização sobre as alergias, promover o atendimento clínico especializado na rede de assistência do SUS, e ofertar métodos para diagnóstico das alergias e tratamento integral, com as tecnologias e medicações disponíveis. O Poder Público ficará encarregado ainda de assegurar o acesso à adrenalina auto injetável para as pessoas anafiláticas, promover a assistência multidisciplinar e integral, além de promover ações de inclusão, ensino e treinamento aos pacientes com alergias, seus familiares e cuidadores.

Ainda de acordo com o projeto, os estabelecimentos de ensino, deverão garantir aos alunos alérgicos ações que contemplem os cuidados necessários para o desenvolvimento regular das atividades letivas. Os pais ou responsáveis deverão comunicar a condição à escola, mediante apresentação de laudo médico. Os profissionais de educação deverão ser capacitados para agir em casos de crises alérgicas ou anafiláticas. Os alimentos ofertados nas escolas devem ser identificados, com descrição dos ingredientes utilizados e preparados de modo a se evitar contaminações cruzadas.

Para o deputado Ney Leprevost, é preciso conscientizar a população. “Reconhecer os sinais das alergias é fundamental. As informações sobre a doença devem ser corretamente difundidas para prevenção. O conhecimento salva vidas”, afirma Leprevost.

(Via assessoria de imprensa)

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais

Todos os Direitos Reservados