notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

CCJ aprova projeto que cria o Programa Paranaense de Atenção à Saúde no Climatério

Compartilhe!

Foi aprovado neste terça-feira, dia 18, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa o projeto de lei que institui o Programa Paranaense de Atenção à Saúde no Climatério, de autoria dos deputados, Claudio Romanelli, Ney Leprevost, Cristina Silvestri, Marcia Huçulak, Mabel Canto, Marli Paulino, Maria Victoria, Luciana Rafagnin, Flávia Francischini, Mara Lima, Cloara Pinheiro e Ana Júlia.

De acordo com o Ministério da Saúde o climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa. Dessa forma, a menopausa (última menstruação) é um fato que ocorre durante o climatério.

No climatério há uma diminuição das funções ovarianas, fazendo com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até cessarem por completo. Estatisticamente, a menopausa ocorre, em média, aos 50 anos. O climatério tem início por volta dos 40 anos e se estende até os 65 anos.

Estudos apontam que as alterações hormonais no climatério podem causar o surgimento de doenças cardiovasculares, obesidade, cistos ovarianos, câncer, disfunção sexual, osteoporose, demência e depressão. Além disso, pode causar alterações nos relacionamentos afetivos e nas relações familiares.

Entre as premissas do programa estão a garantia da elaboração de um histórico detalhado (anamnese), a realização de exames especializados, como mamografia, ultrassonografia, densitometria óssea, entre outros. O projeto ainda trata da orientação sobre dieta alimentar, exercícios físicos e de hormonioterapia, com a distribuição gratuita de medicamentos.

(Via assessoria de imprensa)

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais

Todos os Direitos Reservados