Carta com propostas para melhorar o SUS vai ser assinada por entidades na próxima segunda feira, Dia Mundial da Saúde
Por proposição dos deputados Ney Leprevost, presidente da Frente Parlamentar da Medicina e Odontologia e Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa, na próxima segunda-feira, dia 07, a partir das 18h30, acontecerá sessão solene alusiva ao “Dia Mundial da Saúde” e a assinatura da carta com “15 Medidas Estratégicas para a Saúde”.
A carta “15 Medidas Estratégicas para Saúde” contém propostas para incrementar os serviços do SUS e será encaminhado ao presidente da República, ao presidente do Supremo Tribunal Federal, aos presidentes da Câmara Federal e do Senado e ao presidente da ANS, Agência Nacional de Saúde.
Como presidente da Frente Parlamentar da Medicina, o deputado Ney Leprevost lembrou que o “Dia Mundial da Saúde” tem como objetivo chamar a atenção da população para o tema, estimulando a adoção de hábitos mais saudáveis. “Saúde não é apenas a ausência de doenças, mas um estado de bem-estar físico, mental e social que pode ser alcançado através de hábitos saudáveis”, disse Ney.
Para o evento, foram convidados secretários municipais de saúde dos 399 municípios, além de instituições, associações e entidades médicas do Paraná que terão a oportunidade de assinar o documento contendo “15 Medidas Estratégicas para a Saúde”.
As propostas buscam a promoção e o fortalecimento das políticas públicas da área. Entre as 15 medidas propostas estão: O reajuste da tabela SUS e a valorização dos serviços de saúde; o fortalecimento da atenção primária e a expansão da saúde da família; a expansão dos serviços de saúde mental e atendimento especializado para pessoas com TEA e doenças raras; a inovação e tecnologia na área da saúde; a valorização da enfermagem e de todos os profissionais da saúde; a ampliação da saúde preventiva; a criação de políticas públicas para a saúde da pessoa idosa; a ampliação da saúde no interior e nas zonas rurais; entre outras.
(Via assessoria de imprensa)