Ontem, dia 07, por proposição do deputado Ney Leprevost, presidente da Frente Parlamentar da Medicina, foi realizada sessão alusiva ao “Dia Mundial da Saúde” e assinatura da carta com “15 Medidas Estratégicas para a Saúde” no Brasil.
Assinaram a Carta de Curitiba; que será enviada aos chefes de todos Poderes da República; secretários municipais de saúde, instituições de saúde, associações, diretores de hospitais, sociedades de especialidades médicas e entidades de todo Paraná.
“Saúde não é apenas a ausência de doenças, mas um estado de bem-estar físico, mental e espiritual. Sinto muita honra em coordenar a Frente Parlamentar da Medicina. Sempre pautei minha vida pública pela defesa da saúde, quando fui vereador de Curitiba fiz o projeto da Linha de ônibus Inter Hospitais. Hoje lutamos pela sua reativação. Como deputado estadual sou autor de leis importantes como a lei do teste do coraçãozinho e da lei da mamografia para as mulheres se prevenirem contra o câncer de mama. Na condição de deputado federal viabilizei mais de R$ 50 milhões de reais para os hospitais do Paraná através de emendas. Também ajudei a tirar do papel o Hospital Erastinho que salva a vida de crianças com câncer”, disse Ney.
Durante seu pronunciamento, o presidente da Associação Médica do Paraná (AMP), Dr. José Fernando Macedo, parabenizou o deputado Ney Leprevost pela iniciativa. “O Ney é um guerreiro que luta pela saúde do Paraná e ajuda todos os hospitais”.
Na oportunidade, foi assinada a carta com 15 medidas estratégicas para melhorar a saúde dos brasileiros. A Carta de Curitiba será encaminhada para todas as principais autoridades do Brasil.
As propostas buscam a promoção e o fortalecimento das políticas públicas da área. Entre as 15 medidas propostas estão: O reajuste da tabela SUS e a valorização dos serviços de saúde; o fortalecimento da atenção primária e a expansão da saúde da família; a expansão dos serviços de saúde mental e atendimento especializado para pessoas com TEA e doenças raras; a inovação e tecnologia na área da saúde; a valorização da enfermagem e de todos os profissionais da saúde; a criação da carreira pública para médicos; a melhoria da infraestrutura hospitalar; a atenção integral à saúde da mulher e da criança; a ampliação da saúde preventiva; a saúde e meio ambiente; a gestão eficiente de emergências e desastres; a garantia de insumos e acesso a medicamentos; o fortalecimento da saúde bucal; a criação de políticas públicas para a saúde da pessoa idosa; e a ampliação da saúde no interior e nas zonas rurais.
A mesa de honra foi composta pelo presidente da sessão, deputado Ney Leprevost ; pelo diretor geral da Secretaria de Saúde do Paraná, César Neves; pelo presidente da Associação Médica do Paraná, Dr. José Fernando Macedo; pelo presidente do conselho das secretarias municipais do Paraná, Fábio de Mello; pela secretária do conselho de enfermagem do Paraná, Daniele Fabris; pelo representante da Academia Paranaense de Medicina, Dr. Avelino Ricardo Hass; pelo ex-ministro da saúde, Luiz Carlos Borges da Silveira e pelo presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, Domingos Murta.
(Via assessoria de imprensa)