O deputado Ney Leprevost, presidente da Frente Parlamentar da Medicina, viabilizou através do Programa CastraPet Paraná, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), mais de R$ 1 milhão de reais para os municípios da Região Metropolitana e do Litoral investirem em ações de bem-estar e castração animal.
De acordo com o parlamentar, diversas cidades têm unidades de pronto atendimento animal que necessitam de recursos para o controle da população de animais domésticos abandonados nas ruas. “Animais abandonados podem desenvolver doenças que afetam os humanos. Nosso objetivo é cuidar bem dos Pets, e também proteger a saúde das pessoas”, afirmou Leprevost.
Os municípios contemplados com recursos destinados pelo deputado Ney Leprevost são: Quitandinha; Matinhos; Campo Magro; Mandirituba; Quatro Barras; Rio Negro; Campo do Tenente; Pontal do Paraná; Paranaguá; Guaratuba; Mallet; Colombo; Piên; Contenda; Rio Branco do Sul; Tijucas do Sul; Irati; Araucária; São José dos Pinhais; Campo Largo; Almirante Tamandaré; Itaperuçu; Rio Branco do Sul; Piraquara; Fazenda Rio Grande; Pinhais e Curitiba.
O Programa CastraPet Paraná está no contexto da Saúde Única, que relaciona a saúde ambiental, animal e humana, conscientizando a população sobre a importância da castração na saúde dos animais, na prevenção de abandono (evitando ninhadas indesejáveis) e quanto à importância da vacinação, desvermifugação e visitas periódicas ao veterinário, bem como dicas de guarda responsável.
(Via assessoria de imprensa)