Foi aprovado nesta segunda-feira, em primeira discussão, pelo plenário da Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 556/23 de autoria dos deputado Ney Leprevost e Pedro Paulo Bazana que estabelece diretrizes para o Emprego Apoiado no Estado do Paraná.
De acordo com o texto do projeto, o Emprego Apoiado tem como objetivo contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, oferecendo suporte contínuo e personalizado para que elas possam desenvolver suas habilidades de forma plena a ter acesso a um emprego digno, e nele se manter e progredir.
Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, psicossocial, intelectual ou sensorial e que, em razão do impedimento, encontra dificuldades para se inserir de forma plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, especialmente no mercado de trabalho.
O Emprego Apoiado é uma metodologia que compõe um conjunto de ações de consultoria, orientação, mediação, formação e acompanhamento personalizado para pessoas com deficiência, dentro e fora do local de trabalho, realizadas por profissionais habilitados.
As fases que compõem as diretrizes do Emprego Apoiado são: A elaboração de um perfil vocacional da pessoa com deficiência; o apoio na conquista do emprego; e o acompanhamento personalizado após a colocação no mercado de trabalho.
O deputado Ney Leprevost reforça que o intuito do Emprego Apoiado não é apenas a inserção, mas também a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “Dar esse suporte contínuo às pessoas que possuem alguma deficiência é fundamental para que elas permanecem no emprego. O trabalho com carteira assinada é o melhor de todos os programas sociais”, afirmou Leprevost.
(Via assessoria imprensa)