notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Legado do Barão do Serro Azul é celebrado em sessão histórica que valoriza os comerciantes, pilares da economia paranaense

Compartilhe!

Por proposição do deputado Ney Leprevost, a Assembleia Legislativa realiza, no próximo dia 15 de julho, sessão solene histórica em homenagem ao Dia do Patrono do Comércio no Paraná e ao Dia do Comerciante, comemorado oficialmente em 16 de julho.

A solenidade homenageia Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, figura lendária da história paranaense, símbolo de bravura, empreendedorismo e comprometimento com o bem coletivo.

Comerciante respeitado, o Barão não apenas impulsionou o desenvolvimento econômico de Curitiba no século XIX, como também pagou com a própria vida por sua coragem em defender a paz e a prosperidade da população durante a Revolução Federalista.

A data foi instituída pela Lei Estadual nº 18.148/2014, de autoria do deputado Ney Leprevost, como forma de eternizar o legado do Barão do Serro Azul e de valorizar os milhares de comerciantes paranaenses, trabalhadores incansáveis que enfrentam diariamente os desafios do empreendedorismo no Brasil.

“Comerciantes são heróis anônimos. Geram empregos, movimentam a economia, sustentam famílias e enfrentam a alta carga tributária, a burocracia e a instabilidade com coragem. Homenagear essa classe é um ato de justiça e reconhecimento”, afirma Leprevost.

A sessão solene será um momento de exaltação à força desta categoria que mantém viva a vocação comercial do Paraná, desde os tempos do Barão até os dias de hoje. Um tributo aos que, com trabalho e esperança, ajudam a construir um estado mais forte, justo e desenvolvido.

HISTÓRIA

Considerado um dos maiores líderes políticos e empresariais da história do Estado, o Barão foi o primeiro presidente da Associação Comercial do Paraná e teve papel essencial na modernização de Curitiba no fim do século XIX — inclusive contribuindo para a construção do Passeio Público, o parque mais antigo da capital.
Reconhecido como Herói da Pátria em 2008, seu nome está inscrito no Livro dos Heróis depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília. Durante a Revolução Federalista, em 1894, o Barão foi executado por tentar proteger a população curitibana de ataques violentos. Sua história é símbolo de coragem, compromisso com o bem comum e defesa do setor produtivo paranaense.

Serviço
Sessão Solene em Comemoração ao Dia do Patrono do Comércio no Paraná
Data: 15 de julho de 2025 (terça-feira)
Horário: 18h30
Local: Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná – Praça Nossa Senhora da Salete, s/nº

(Via Assessoria de Imprensa)

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais

Todos os Direitos Reservados