O Instituto Dr. Ney Leprevost realiza no próximo dia 1º de outubro, às 15h, o lançamento oficial da campanha Outubro Rosa, em evento na Associação Médica do Paraná, em Curitiba.
A iniciativa tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, enfatizando que a detecção precoce é o passo mais importante para a cura da doença.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras — com exceção dos casos de câncer de pele não melanoma — e representa cerca de 25% dos novos diagnósticos a cada ano. Embora mais raro, a doença também pode atingir homens, representando cerca de 1% dos casos.
A incidência do câncer de mama é considerada baixa antes dos 35 anos, mas cresce progressivamente com a idade, principalmente após os 50. Em muitos casos, a doença pode ser identificada precocemente por meio de sinais clínicos, sendo o principal deles o surgimento de um nódulo fixo e, geralmente, indolor.
No Paraná, uma lei de autoria do deputado Ney Leprevost garante a gratuidade dos exames de mamografia na rede pública de saúde. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mais de 2 milhões de mulheres paranaenses já foram beneficiadas com o acesso gratuito ao exame.
Para Mara Sperandio, presidente do Instituto Dr. Ney Leprevost, o Outubro Rosa é uma oportunidade essencial de mobilização, “Nosso objetivo é sensibilizar as mulheres para que priorizem a sua saúde e realizem o exame de mamografia.”
A programação do evento incluirá palestras informativas sobre prevenção e cuidados com a saúde da mulher, além de atividades culturais, como apresentações musicais, danças e um coffee break para recepcionar o público.
Carina Zanier, voluntária e presidente de honra do Instituto, reforça a importância da participação coletiva. “Durante o Outubro Rosa, queremos lembrar que cada mulher deve ser protagonista da sua própria saúde. Compartilhar informação salva vidas.”
A campanha reforça a necessidade de ampliar o acesso à informação, aos exames preventivos e ao tratamento adequado, promovendo uma sociedade mais consciente e engajada no combate ao câncer de mama.
(Via assessoria de imprensa)



