No Paraná, por Lei de autoria dos deputados Mabel Canto e Ney Leprevost, presidente da Frente Parlamentar da Medicina, foi criado o programa Novembrinho Azul. Para saúde das meninas, já tem o “Outubrinho Rosa”.
A iniciativa tem como objetivo promover a prevenção, o diagnóstico e o tratamento precoce de doenças que afetam a saúde masculina na infância e na adolescência, além de incentivar a vacinação contra o HPV.
Durante o mês de novembro, são realizadas campanhas de conscientização sobre problemas como fimose, hérnia inguinal, hipospádia, distopia testicular, disfunção urinária e varicocele.
O Novembrinho Azul também busca orientar pais, responsáveis e os próprios adolescentes sobre a importância dos cuidados preventivos. A vacinação contra o HPV, recomendada para meninos e meninas, é uma das principais medidas de prevenção contra doenças graves, incluindo diferentes tipos de câncer.
Para Ney Leprevost, o programa representa um avanço na atenção à saúde masculina desde a infância. A iniciativa busca ampliar o acesso à informação, estimular os cuidados preventivos e incentivar o acompanhamento médico dos adolescentes, contribuindo para a prevenção de doenças e o diagnóstico precoce.
(Via assessoria de imprensa)



