Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná, com voto favorável do deputado Ney Leprevost, o projeto de lei nº 564/2021, de autoria do deputado Evandro Araújo, que estabelece diretrizes para implantação de políticas públicas estaduais destinadas ao desenvolvimento das potencialidades de estudantes com altas habilidades ou superdotação na rede pública de ensino do Paraná.
Muitas crianças com altas habilidades são precoces e progridem mais rápido do que seus pares por demonstrarem maior facilidade em uma área do conhecimento.
Estudos apontam que uma faixa de 1 a 3 % da população de estudantes apresenta altas habilidades ou superdotação intelectual ou acadêmica, podendo se expandir até 13%, se considerarmos as outras áreas, onde se encontram atletas, artistas, líderes, criativos, e os de sensibilidade mais acentuada.
No entanto, para que a criança precoce também atinja maior projeção na vida adulta, seus atributos de personalidade, como a motivação em buscar a excelência; o ambiente escolar e familiar propício para o desenvolvimento das habilidades; e as oportunidades que aparecerão no decurso de sua vida, deverão ser levados em consideração desde a infância.
De acordo com o projeto, o Poder Público ficará encarregado de capacitar os profissionais da rede de ensino para identificar e trabalhar com os alunos superdotados em ambientes apropriados para o desenvolvimento máximo de suas múltiplas potencialidades, inclusive firmando parcerias para a realização de diagnóstico e atendimento educacional especializado oferecido por universidades públicas e particulares, centros de pesquisa, instituições especializadas privadas e do terceiro setor
O Poder Público deverá oferecer ainda atividades extraclasse, incluir os alunos com altas habilidades no Censo Escolar do INEP e realizar campanhas e mutirões para identificação destes estudantes.
Ainda de acordo com o texto, o dia 10 de agosto ficará instituído como “Dia Estadual das Altas Habilidades / Superdotação”, ocasião em que a Secretaria Estadual de Educação deverá promover ações que visem a conscientização da sociedade sobre o tema e intensificar a realização de campanhas para identificação de educandos com altas habilidades/ superdotação.
(Via assessoria de imprensa)