CURITIBA, 19/09/2024 – Em encontro na noite de quarta-feira (18), em Santa Felicidade, o candidato à prefeitura de Curitiba, Ney Leprevost (União), recebeu o apoio de mais de 600 professoras e professores da rede pública municipal de ensino de Curitiba. Na ocasião, Ney reafirmou seu compromisso com as pautas da categoria.
“A atual gestão fez injustiça com a professora que dedicou a vida ao serviço público e na hora que envelhece, não tem mais, às vezes, até saúde para ter um outro emprego, e fica prejudicada com um salário baixíssimo que não permite nem que ela possa comprar os medicamentos, pagar o aluguel, ajudar o neto nos estudos. Na nossa gestão, servidores aposentados e pensionistas terão seus direitos adquiridos respeitados”, garantiu.
Coerência
Ney lembrou que foi contra o “pacotaço” que mudou as regras da aposentadoria dos servidores públicos estaduais, incluindo do magistério, cuja votação na Assembleia Legislativa, acabou em um confronto entre as forças de segurança e o funcionalismo. Mais recentemente, ele votou contra o projeto de terceirização das escolas. “Eu tenho o histórico de me posicionar sempre ao lado dos professores. A partir do dia 1º de janeiro de 2025, acaba a perseguição da gestão municipal aos professores e profissionais da educação. Vamos fazer de Curitiba a capital mais educadora do Brasil”, assegurou.
Ney se comprometeu ainda a rever o plano de carreira da categoria imposto pela atual gestão. “Vamos mantes as conquistas que já existem e melhorar o que precisa ser melhorado”, disse.
Diálogo
O candidato também garantiu que vai retomar o diálogo direto com o funcionalismo municipal, interrompido nos últimos anos. “A prefeitura tem que aprender a respeitar o servidor público e que o prefeito é empregado do povo”, defendeu. “Como fazia na Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, vou atender pessoalmente os servidores”, asseverou.
Ney afirmou que seu governo vai oferecer aos servidores programas de saúde mental e bem-estar laboral. “O Instituto Curitiba de Saúde vai voltar a ter uma gestão técnica. Quero que cada escola de Curitiba tenha uma psicóloga para atender alunos e professores”, apontou.
Ney disse que em sua gestão, Curitiba terá escolas efetivamente em tempo integral. “A prefeitura afirma que as escolas do município são integrais, mas muitas delas têm apenas uma sala de aula integral. Eu quero fazer escola integral de verdade, com laboratório de informática, robótica, ciências, artes, bibliotecas e atividades esportivas”, explicou.
Concurso
O candidato assumiu o compromisso de promover concursos para a contratação de novos professores, já que hoje os de carreira estão sobrecarregados. “A gente vai respeitar os contratos de quem já é PSS, mas novos professores serão contratados através de concursos. E não privatizarei nem a educação, nem a saúde e nem a segurança. Eu entendo que o contribuinte paga impostos para ter segurança, educação e saúde de qualidade e é obrigação do poder público manter esses serviços sob sua responsabilidade”, completou.
( Via assessoria de imprensa )