Nesta semana, foi aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei de autoria do deputado Ney Leprevost sobre prevenção e combate a golpes pela internet e criação da Campanha Estadual de Conscientização sobre Segurança Digital. O objetivo do projeto é promover o uso seguro e responsável da tecnologia.
Para o relator da Comissão, deputado Samuel Dantas, “o projeto tem a finalidade de assegurar o uso seguro e responsável da tecnologia, tendo por escopo a ampla promoção dos mecanismos de segurança digital e a divulgação sobre os riscos presentes nos ambientes virtuais”. Em seu relatório ele detalhou a tramitação da matéria, e relatou pela sua aprovação sendo acompanhado pelos demais membros da Comissão .
Segundo levantamento realizado pelo Instituto Datafolha, um em cada três brasileiros foi vítima ou conhece alguém que caiu em armadilhas de criminosos na web.
Portanto, a chance de cair em um golpe é alta, principalmente, para grupos com menos instrução tecnológica. Na internet, todo cuidado é pouco para não se tornar mais uma vítima dos criminosos cibernéticos.
De acordo com o projeto de Leprevost, o Poder Público ficará encarregado de promover campanhas educativas, atos públicos, reuniões, debates, seminários, workshops, fóruns, cartilhas e palestras de conscientização sobre segurança digital.
“É preciso conscientizar a população sobre os crimes na internet para evitar que pessoas mal intencionadas tenham a chance de aplicarem golpes. Nas redes sociais todo cuidado é pouco. É preciso desconfiar de links desconhecidos ou mensagens pedindo dinheiro. Além disso, ao observar qualquer modificação, ou transação estranha na conta ou no cartão do banco, é necessário realizar o bloqueio do mesmo e fazer um Boletim de Ocorrência”, alertou Ney.
(Via assessoria de imprensa)