notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Em defesa dos diabéticos, Ney Leprevost protocola expediente à Câmara Federal pedindo a derrubada do veto presidencial a Lei que equipara diabetes tipo 1 a deficiência

Compartilhe!

Preocupado com as dificuldades enfrentadas pelos diabéticos e com objetivo de garantir seus direitos, o deputado Ney Leprevost, presidente da Frente Parlamentar da Medicina protocolou expediente à Câmara dos Deputados, solicitando a derrubado do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei que equipara, para efeitos legais, o diabetes mellitus tipo 1 a uma deficiência.

O projeto, de autoria dos deputados federais Flávia Morais e Dr. Zacharias Calil, previa que valeriam para pessoas com diabetes tipo 1 as mesmas regras já previstas para as pessoas com deficiência, conforme estabelecido pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Ao vetar integralmente a iniciativa, o presidente Lula argumentou que a medida cria uma despesa obrigatória e que era contrária ao interesse público.

Sobre a possibilidade de violar a Constituição, a Convenção Internacional e o Estatuto da PCD já estabelecem o DM1 (diabetes tipo 1) como deficiência em diversos países, como o Reino Unido, EUA, Finlândia, França, Canadá, Chile e Colômbia.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) também se posicionou contra o veto. São mais de 13 milhões de brasileiros vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. Mesmo com um bom controle o diabetes é uma condição incurável sujeita a complicações como cegueira e amputação.

“Para que o veto seja derrubado, é preciso o voto de 257 deputados federais e 41 senadores. Precisamos do apoio de toda sociedade para que maioria absoluta dos deputados federais e dos senadores votem pela derrubada do veto. O direito à saúde e à vida não pode ser negligenciado por economia”, afirmou Leprevost.

Pessoas com diabetes, principalmente quando ela é do tipo 1, precisam medir as taxas de glicose constantemente e, quando necessário, aplicar doses de insulina com uma injeção ou uma caneta própria para essa função.

(Via assessoria de imprensa)

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais

Todos os Direitos Reservados