Com votos favoráveis do deputado Ney Leprevost, foram aprovados na Assembleia Legislativa os projetos de lei que criam o Programa Recomeço e o Auxílio Social Mulher Paranaense. As propostas ampliam garantias e direitos das mulheres.
No Paraná, Ney Leprevost é um dos autores do Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense.
Os objetivos dos novos projetos são: assegurar a concessão de um apoio financeiro equivalente a 50% do salário-mínimo nacional, destinado às mulheres vítimas de agressão que precisam de ajuda do para recomeçar uma nova vida.
A proposta visa contribuir para a autonomia e segurança financeira das mulheres, além de proporcionar oportunidades para o afastamento do convívio com o agressor.
O Programa Recomeço vai atuar na promoção de ações voltadas para hospedagem e acolhimento familiar emergencial, financiamento e empregabilidade. Terão direito ao benefício, as mulheres que precisaram ser afastadas de sua residência ou fugido para outro município devido ao risco iminente de morte ou grave ameaça, possuem medida protetiva de urgência em vigor e estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica no Paraná.
“A busca pelo fortalecimento dos direitos das mulheres é uma das nossas prioridades. Apoiamos todas as ações que contribuam para o aumento da participação das mulheres na sociedade, além de ampliar e promover direitos econômicos, sociais, de saúde, além do combate a violência contra a mulher”, afirmou Leprevost.
(Via assessoria de imprensa)