No dia 26 março, por proposição dos deputados Ney Leprevost e Alexandre Curi, foi realizada na Assembleia Legislativa do Paraná, a tradicional “sessão histórica” alusiva ao aniversário de 332 de Curitiba, comemorado no dia 29 de março.
Na oportunidade, foram homenageados líderes comunitários, líderes religiosos, empresários, comerciantes, profissionais liberais, voluntários e trabalhadores que representaram todos os moradores da cidade.
Também foram homenageados personagens icônicos de Curitiba, como a Família Folhas e o Palhaço Zequinha, personagem paranaense que habitou o imaginário de crianças e adultos curitibanos retratando as mudanças de costumes e olhares da nossa sociedade.
Criada como símbolo do programa ”Lixo Que Não É Lixo”, lançado em 1989 pelo então prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, a Família Folhas foi fundamental para o sucesso da campanha de separação do lixo de Curitiba e ficou marcada pelo jingle “Lixo que Não é Lixo/Não Vai pro Lixo/SE-PA-RE”.
A iniciativa de lançar a Família Folhas foi um sucesso na década de 90 e voltou reformulada e modernizada em março de 2022. O cartunista Ziraldo foi o criador dos personagens originais e também o responsável por revitalizar os membros da família para a nova fase.
Os personagens agora são Seu Folha, Dona Fofô, Fofis, Fifo, Flora, Fefo e o pet Folheco.
“A Família Folhas merece essa homenagem porque ensina exemplos de comportamentos mais sustentáveis e é admirada não apenas pelas crianças, mas por toda a população de Curitiba”, afirmou Ney Leprevost.
(Via assessoria de imprensa)