O deputado Ney Leprevost, presidente da Frente Parlamentar da Medicina na Assembleia Legislativa do Paraná, encaminhou expediente oficial a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) requerendo agilidade na reposição do medicamento Gardenal, de princípio ativo Fenobarbital, que encontra-se em falta nas farmácias do Paraná devido a descontinuação temporária de sua fabricação e importação pela fabricante.
De acordo com o deputado Ney Leprevost, ele tem recebido diversas solicitações da população pedindo a reposição do medicamento na farmácias de Curitiba.
Segundo especialistas, a interrupção abrupta do tratamento com Gardenal pode levar a crises convulsivas e estado epilético. Essa interrupção deve ser feita gradualmente e sob orientação médica.
Em setembro de 2024 a fabricante do medicamento Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. notificou a Anvisa sobre a descontinuação temporária de fabricação e importação, porém os usuários até o presente momento encontram muitas dificuldades na aquisição ou mesmo na substituição do medicamento.
O Fenobarbital, princípio ativo do Gardenal, é um barbitúrico com propriedades anticonvulsivantes e sedativas, devido a sua capacidade de elevar o limiar de convulsão, agindo no sistema nervoso central.
“A Constituição Federal garante a todos o direito a saúde pública. A Anvisa precisa agir rápido para suprir a falta do medicamento”, afirmou Ney Leprevost.
(Via assessoria de imprensa)