Com o objetivo de aumentar a segurança nos transportes, o deputado Ney Leprevost, presidente da Comissão de Obras, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa, protocolou, em conjunto com os deputados Delegado Jacóvos e Pedro Paulo Bazana, um projeto de lei que estabelece sanções administrativas( multas) para quem for flagrado praticando a chamada “rabeira” — ato de se agarrar ao ônibus ou caminhão em movimento — no estado do Paraná.
A proposta também prevê a apreensão de skates, patinetes, bicicletas e outros equipamentos utilizados na prática desta infração extremamente perigosa.
Durante audiência pública realizada nesta terça feira sobre segurança no transporte coletivo, o deputado recebeu apoio de autoridades de diversos segmentos para o seu projeto.
Um projeto semelhante foi recentemente aprovado pela Câmara Municipal de Curitiba, prevendo multa e apreensão do equipamento, que só é liberado após o pagamento da penalidade.
Segundo o deputado Ney Leprevost, o principal objetivo da proposta é preservar vidas. “Queremos que essa lei tenha abrangência estadual, valendo em todos os municípios do Paraná. Nosso foco é salvar vidas e promover um trânsito mais seguro para todos”, afirmou.
O deputado Ney Leprevost propôs ainda a criação de um grupo permanente de discussão sobre segurança no transporte coletivo, com a participação dos diversos setores do trânsito e autoridades públicas.
(Via assessoria de imprensa)