Com a chegada do inverno e o aumento das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Paraná, o deputado Ney Leprevost, coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, voltou a reforçar a importância da vacinação contra a gripe.
Segundo os números oficiais do Governo do Estado, 92% das internações por SRAG no Paraná estão relacionadas à ausência de vacinação. Os principais agentes causadores são os vírus da Influenza, da Covid-19 e outros vírus respiratórios.
Apesar da gravidade do cenário, apenas 48% da população paranaense havia se vacinado até o último dia 16, um número muito abaixo da meta de 90% estabelecido pelas autoridades de saúde.
“A importância da vacina não se limita à proteção individual. Ela impede a circulação de doenças que, nesta época do ano, podem evoluir com gravidade, principalmente em crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades”, destacou Ney Leprevost.
A vacina contra a gripe está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde dos 399 municípios do estado. Em Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde orienta que os cidadãos compareçam com pelo menos 15 minutos de antecedência ao fechamento das unidades, para garantir o atendimento.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a imunização é a forma mais eficaz de prevenir surtos e proteger os grupos mais vulneráveis. Além da vacina contra a gripe, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza ao longo do ano outros 19 imunizantes, como os contra hepatite, poliomielite, HPV, BCG e Covid-19.
A população também é incentivada a atualizar a caderneta de vacinação, já que é possível tomar mais de uma vacina no mesmo dia, sem contraindicação.
“Vacinar é um ato de amor, de responsabilidade com a própria saúde e com a coletividade”, concluiu o deputado Ney Leprevost.
(Via Assessoria de Imprensa)