Por proposição do deputado Ney Leprevost, está tramitando na Assembleia Legislativa, projeto de lei que institui o dia 07 de setembro, data da canonização do Santo, como o Dia de São Carlo Acutis, a ser celebrado anualmente no Calendário Oficial do Paraná.
São Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, e foi criado na Itália. Desde a infância, demonstrou profunda fé, devoção à Eucaristia e dedicação à caridade. Ficou conhecido mundialmente por utilizar a tecnologia de forma inovadora na evangelização, especialmente na divulgação dos milagres eucarísticos pela internet, o que lhe rendeu o título de padroeiro da juventude digital e da internet.
Apesar de viver como um adolescente comum, gostando de videogames, programação e convivendo com amigos, sempre colocava sua espiritualidade em primeiro lugar. Costumava afirmar que “a Eucaristia era a sua estrada para o céu”.
Aos 15 anos, foi diagnosticado com leucemia fulminante e faleceu em 12 de outubro de 2006, em Monza, na Itália. Em 2020, foi beatificado em Assis pelo Papa Francisco, que o apresentou como exemplo de santidade juvenil e de evangelização através dos meios digitais.
No dia 07 de setembro de 2025, Carlo Acutis foi canonizado, data escolhida para a celebração proposta no projeto de lei do deputado Ney Leprevost. “O Dia de São Carlo Acutis no Paraná é uma forma de reconhecer e divulgar a história de um jovem que inspirou milhões de pessoas ao mostrar que a tecnologia pode ser usada como instrumento de fé, solidariedade e transformação social”, destacou Ney.
Vale ressaltar que o dia 07 de setembro já é feriado nacional, em celebração à Independência do Brasil.
(Via assessoria de imprensa)