O deputado Ney Leprevost, presidente da Frente Parlamentar da Medicina, protocolou na Assembleia Legislativa um projeto de lei que institui diretrizes para a criação e o incentivo de programas de coleta móvel de sangue em todo do Paraná. A proposta tem como principal objetivo facilitar e ampliar o acesso da população à doação voluntária e regular de sangue, especialmente em regiões mais distantes dos hemocentros.
De acordo com o texto, o Poder Executivo fica autorizado a desenvolver, apoiar ou incentivar ações de coleta móvel por meio de unidades itinerantes e campanhas em locais públicos e privados, sempre respeitando as normas técnicas e sanitárias vigentes.
“A escassez de sangue nos hemocentros é um desafio constante e tem impacto direto na rede pública de saúde. Com este projeto, buscamos aproximar o serviço da população, promovendo solidariedade e salvando vidas”, explica Leprevost.
O projeto autoriza o poder público a firmar convênios e parcerias com entidades públicas e privadas para viabilizar a execução das ações e diretrizes prioritárias, como: a ampliação da cobertura territorial, com foco em municípios de pequeno porte; a promoção de campanhas de conscientização sobre a importância da doação de sangue; a cooperação com hemocentros, hospitais, universidades, empresas e entidades da sociedade civil; a facilitação do acesso dos doadores, sempre respeitando os critérios técnicos de segurança.
A proposta reforça compromisso com medidas que fortaleçam a saúde pública e contribuam para salvar vidas. “É uma iniciativa de caráter orientador, que cria um marco legal para políticas públicas de incentivo à doação de sangue”, afirmou Leprevost.
(Via #EquipeNL)