notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

Assembleia discute criação do “Botão do Pânico” para profissionais de saúde

Compartilhe!

Em 2024, foram registrados 4.562 boletins de ocorrência por médicos vítimas de ameaças, injúria, desacato, lesão corporal, difamação e furto em locais de trabalho. Já uma pesquisa nacional de 2025 revelou que 8 em cada 10 profissionais de saúde afirmam ter sofrido algum tipo de violência, que vai desde xingamentos e intimidações até agressões físicas e ameaças de morte.

Os números são alarmantes: o número de casos de violência contra médicos aumentou 68% na última década, chegando a uma média de 12 agressões por dia apenas em 2024. Entre 2013 e 2024, quase 40 mil casos foram registrados no Brasil. O estado de São Paulo lidera o ranking de ocorrências, seguido por Paraná e Minas Gerais, e as principais vítimas são mulheres.

Entre as principais causas da violência estão a demora no atendimento e a precariedade das estruturas de saúde, fatores que geram insatisfação e fazem com que pacientes e familiares, muitas vezes, direcionem sua revolta aos profissionais. Além dos médicos, a equipe de enfermagem também enfrenta aumento nas agressões, conforme aponta levantamento recente do Coren-SP. Em grande parte dos casos, os agressores são pacientes ou familiares.

Diante desse cenário, o deputado Ney Leprevost participou, nesta semana, de uma reunião na presidência da Assembleia Legislativa com representantes do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e do Conselho Estadual de Enfermagem do Paraná (Coren-PR). O encontro discutiu a elaboração de um projeto de lei que institui o “Botão do Pânico” para médicos, enfermeiros e demais trabalhadores da saúde em todo o Estado.

A proposta, desenvolvida em conjunto com um grupo de parlamentares liderados pelo presidente da Comissão de Saúde, deputado Tercilio Turini, tem como objetivo proteger os profissionais e garantir mais segurança no exercício da profissão, valorizando quem dedica a vida a cuidar da população.

(Via assessoria de imprensa)

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais

Todos os Direitos Reservados