Na próxima terça-feira, 18/11, acontecerá na Alep a última reunião da CPI da Saúde Psiquiátrica, proposta pelo Deputado Ney Leprevost. Dentre os diversos assuntos debatidos está o grave aumento no número de usuários de crack na cidade de Curitiba. Em função disso, os deputados saem a campo na próxima semana para ouvir esses dependentes e buscar mais informações sobre a situação em que se encontram.
A CPI foi criada para investigar a grave situação na saúde mental no Estado do Paraná, principalmente na cidade de Curitiba. Os Deputados receberam nas reuniões médicos psiquiatras e o diretor do Departamento de Saúde Mental de Curitiba, Dr. Marcelo Kimati Dias, que respondeu diversos questionamentos sobre a atual situação.
A Comissão fez um levantamento no interior do Estado e verificou que alguns municípios tem problemas para atender os pacientes. Em Centenário do Sul, por exemplo, um CAPS está em fase de implantação e atenderá também as cidades de Cafeara, Lupionópolis e Guaraci. No momento os atendimentos no município acontecem em um imóvel alugado e os médicos psiquiatras e psicólogos atendem também na Unidade de Saúde. Esse é um dos vários exemplos de como está a saúde psiquiátrica nos diversos pontos do Estado do Paraná.
Em fase de finalização da Comissão, será agora preparado um Relatório Final com todas as informações e depoimentos para ser encaminhado ao Ministério Público para investigação.
As denúncias e informações que recebemos foram muito graves e é necessária uma atenção especial por parte de todos para minimizar o problema. É inaceitável que pacientes fiquem sem atendimento e, principalmente, sem a medicação correta. A CPI fez um trabalho importantíssimo e pretende cobrar das autoridades uma solução para todas as denúncias apuradas, afirma Leprevost.
Compõem a CPI os deputados Ney Leprevost (Presidente da Comissão), Felipe Lucas (Relator), Luiz Cláudio Romanelli, Stephanes Júnior, Osmar Bertoldi, Tadeu Veneri e Gilson de Souza. Os suplentes são: Waldir Pugliesi, Marla Tureck, Duílio Genari, Pedro Lupion, Luciana Rafagnin, Tercílio Turini e Pastor Edson Prazczyk.