Municípios devem se preparar para mostrar potencial turístico
Os trabalhos precisam começar já para que tudo esteja no eixo em 2014, quando o Paraná deve recepcionar uma das chaves da Copa do Mundo de Futebol. Os setores que recebem demanda direta, como hotelaria, comércio e entretenimento já estão buscando especializar e profissionalizar a mão-de-obra, que precisa estar a altura do padrão internacional de atendimento.
O que a maioria não sabe é que, em meio ao frenesi da conquista paranaense, os planos e preparações para hospedar um dos eventos esportivos mais importantes do mundo já estavam sendo semeados em 2000, quando a FIFA e o secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol, Marco Antonio Teixeira, estiveram inspecionando as instalações da Arena da Baixada em ocasião da candidatura do Brasil a Copa de 2006.
Já naquela época, Ney Leprevost, então secretário de Esporte e Turismo, conseguiu excelentes resultados. Manchetes de jornais como FIFA impressionada, Curitiba quer sediar uma das chaves da Copa de 2006 e Pré-Olímpico demonstra potencial expressam bem o clima de otimismo e confiança da ocasião. Em 18 de janeiro de 2000 o governador Jaime Lerner acompanhava o grupo de inspeção da FIFA em visita ao recém inaugurado estádio do Clube Atlético Paranaense, a Arena da Baixada. Durante o almoço de boas vindas, se fizeram presentes Lerner, representantes da CBF, da Federação Paranaense de Futebol, o ministro do Esporte e Turismo, o prefeito de Curitiba, e o secretário Estadual do Esporte e Turismo; além dos dirigentes do Clube.
Ney lembra que a experiência do Paraná no Pré-Olímpico, credenciavam o estado a constar na lista dos escolhidos como sub-sede da Copa. O Torneio Pré-Olímpico, realizado em Cascavel e Londrina, além da participação da organização da Copa América, funcionaram como uma vitrine do potencial paranaense. Com certeza, a boa impressão causada naquela época foi positiva para a escolha de Curitiba como sede de uma das chaves da disputa mundial, avalia.
Como membro da Comissão de Acompanhamento da Copa e ex-secretário de Esporte e Turismo, Ney chama atenção para a importância dos municípios se prepararem para receber a Copa em 2014, aproveitando a oportunidade em que o mundo todo estará prestando atenção no Brasil para dar visibilidade ao potencial turístico do Paraná. Precisamos, mais do que nunca, preparar nosso estado, mobilizar a população para mostrar ao mundo o talento cultural; a gastronomia, a multiplicidade étnica e as belezas naturais do Paraná, afirma o parlamentar.