Sem incentivo, os jovens residentes na Região Metropolitana migram para cidades maiores em busca de oportunidade
A realidade dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba vem chamando a atenção do deputado estadual Ney Leprevost. Um dos aspectos que o parlamentar constatou foi a falta de incentivo e de atividades destinadas aos jovens nessas cidades, o que os leva a procurarem em Curitiba oportunidades de trabalho e lazer.
No município de Piraquara, por exemplo, a juventude é prejudicada com a escassez de recursos. Até 2005 não havia nenhuma área de lazer, como canchas e parquinho. Hoje, existem 10 espaços como este, o que ainda é muito pouco, explica Ney.
O deputado, que sempre foi bastante atuante nas áreas de esporte e juventude, destaca que a falta de incentivo ao jovem residente nessas cidades, faz com que os adolescentes busquem estas oportunidades nas grandes cidades. É um desfalque provocado pela falta de incentivo dos governos estadual e federal, afirma Leprevost.
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), nos últimos anos a população de Curitiba aumentou 2,13%. Esse dado, segundo o parlamentar, é um reflexo da falta de opção e oportunidade. Em muitas dessas cidades, os jovens reclamam da falta de cinemas, teatros, bibliotecas e parques. Por isso, essa migração para grandes cidades, como Curitiba, é vista como atrativa pelos jovens, declara o deputado.
Como conseqüência, Ney destaca que os municípios da Região Metropolitana se transformam em cidades dormitórios. Ou seja, os jovens moradores desta região procuram opções de lazer e trabalho em Curitiba, e retornam às suas cidades somente para dormir.
Tendo isso em vista, Leprevost está cobrando dos governos estadual e federal mais incentivo ao jovem. O deputado lembra que a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) possui um Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) com ações para melhorar as mais diversas áreas da Grande Curitiba, e que deve ser colocado em prática.


