APROVADO PROJETO DE NEY PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE “SÍNDROME DE DOWN”

Foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, da Assembléia Legislativa do Paraná, projeto de lei, de autoria do deputado Ney Leprevost, Líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, instituindo o Dia da Valorização das pessoas com Síndrome de Down, a ser comemorado anualmente em 21 de março.
Leprevost destaca a importância de instituir a data oficialmente, como forma de ampliar a divulgação do diagnóstico, tratamento e recomendações de procedimentos, principalmente no meio familiar, quando uma criança nasce com síndrome de Down. ASSISTÊNCIA 
Lembra o deputado, tomando por base informações de especialistas, que crianças com síndrome de Dowm precisam ser estimuladas desde o nascimento, para que sejam capazes de vencer as limitações que essa doença genética lhes impõe. Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem, exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais. O objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio e a participação social.
Comenta Leprevost que a notícia de que uma criança nasceu com síndrome de Down causa enorme impacto nos pais e na família. Todos precisam de tempo para aceitá-la do jeito que é, e adaptar-se às suas necessidades especiais. O ideal, segundo especialistas, é que essas crianças sejam matriculadas em escolas regulares, onde possam desenvolver suas potencialidades, respeitando os limites que a síndrome impõe, e interagir com os colegas e professores. Em certos casos, porém, o melhor é frequentar escolas especializadas, que lhes proporcionem outro tipo de acompanhamento. DIA INTERNACIONAL
Nos 21 países membros da ONU, comemora-se em 21 de março o Dia Internacional da Síndrome de Down, com o objetivo de valorizar as pessoas com esta síndrome e conscientizar a população sobre a importância da promoção dos direitos da pessoa portadoras da Síndrome de Down de desfrutar uma vida plena e digna, alcançando cada vez mais a participação efetiva na sociedade em que vive.
A data escolhida, de 21 de março, faz referência aos três cromossomos 21, que caracteriza geneticamente os portadores da Trissomia do 21, conhecida como Síndrome de Down.  

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + treze =