Para garantir a segurança dos funcionários e dos cidadãos que frequentam as agências bancárias, o deputado Ney Leprevost criou o Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de leitores de impressão digital na entrada das agências bancárias do Estado do Paraná.
Os crimes acontecem a vítimas pré-definidas, de acordo com sua movimentação financeira, que é observada no interior das agências por informantes ou pelos próprios bandidos que se misturam com os clientes.
As câmeras instaladas dentro das agências bancárias não tem sido muito eficientes no reconhecimento dos bandidos, por isso a identificação dos clientes pela impressão digital seria de grande valia para toda a população.
A instalação de leitores de impressão digital nas agências bancárias, além de permitir a identificação precisa dos criminosos, irá coibir a intenção dos mesmos, preservando a integridade dos clientes e a credibilidade da instituição, afirma Ney Leprevost.
O equipamento de identificação deverá ser instalado anexo à porta giratória detectora de metais das agências, sendo a liberação da entrada do cliente vinculada à sua prévia identificação digital.
A pena para as agências que não cumprirem a lei é de R$500, em primeira ocorrência, e multa diária de R$1000, em segunda ocorrência.
O prazo para as agências se adequarem a esta disposição será de 90 dias.