Leprevost esclarece que é a favor da proibição ao fumo em ambientes fechados, mas defende a tolerância em sacadas e terraços

O deputado Ney Leprevost esclarece que é a favor da restrição ao fumo em ambientes fechados e que assinou apenas a emenda do deputado Stephanes Junior, que permite o fumo em ambientes abertos, como varandas, terraços, sacadas e jardins de inverno.

Quanto aos fumódromos, Leprevost disse ser contra: Aquelas máquinas parecem ser um aquário mas, na verdade, tem efeito de uma câmara de gás. Sou totalmente contra, mesmo sendo fumante, afirma Ney.

O deputado também disse que considera um absurdo tentarem barrar o fumo em ambientes abertos, como sacadas e terraços. Nem o Serra, que é o maior antitabagista do Brasil, fez uma lei tão radical. Afinal, ele sabe que isto é inconstitucional. Aqui no Paraná, corremos o risco de ver todo o excelente trabalho da classe médica ser jogado na lata do lixo, devido a esta intransigência que criminaliza o fumante e abre uma brecha para Ações Diretas de Inconstitucionalidade. Espero que o bom senso prevaleça e a CCJ retire a proibição do fumo em ambientes abertos ou arejados, afirma Leprevost, que é presidente da Comissão de Saúde.

Ney também lembrou que foram aprovadas três emendas de sua autoria: a primeira, em conjunto com Tadeu Veneri, garante tratamento na rede pública para fumantes que desejarem lutar contra o vício. A segunda proíbe o fumo em carros que estejam trafegando com grávidas ou crianças e a terceira cassa a inscrição do cadastro estadual de contribuintes dos comerciantes que forem flagrados vendendo cigarros para menores de 16 anos.

Especialistas chegam a considerar as emendas de Leprevost melhores que o próprio projeto do governo.Essa emenda que protege grávidas e crianças de serem fumantes passivos é excelente: é um absurdo vermos carros com crianças em dias de chuva, com os vidros fechados e os motoristas fumando, afirma Jurandir Marcondes Ribas, vice-presidente da Associação Médica Nacional.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =