notícias

Fique por dentro das últimas notícias do Ney Leprevost pelo seu WhatsApp.

LEPREVOST LUTA POR ‘TESTE DO CORAÇÃOZINHO’ EM TODO O BRASIL

Compartilhe!

O deputado Ney Leprevost (PSD/PR), que já apresentou no Legislativo paranaense projeto de lei para que o Teste do Coraçãozinho seja feito em todos os recém nascidos do Paraná, aproveita a vinda a Curitiba do médico e deputado federal Dr. Eleuses Vieira de Paiva (PSD/SP)para a reunião da Frente Estadual da Saúde e da Cidadania hoje (28), para pedir-lhe que apóie a iniciativa e apresente o mesmo projeto em nível nacional.

Dr. Eleuses é médico, professor universitário, ex-presidente da Associação Médica Brasileira e é vice-presidente da Frente Parlamentar da Saúde na Câmara dos Deputados. Conhece o assunto profundamente e ocupa uma posição de destaque no âmbito da saúde, o que pode ajudar sobremaneira a tornar lei nacional este exame preventivo para todos os bebês, justifica Ney.

O Teste do Coraçãozinho é o exame de oximetria de pulso, que deverá integrar o rol de exames obrigatórios a serem realizados nos recém nascidos atendidos nas maternidades e hospitais do Estado do Paraná caso o projeto de lei de Leprevost seja aprovado. A oximetria de pulso é um exame indolor e de baixíssimo custo, que detecta a cardiopatia congênita em bebês recém nascidos através da medição dos níveis de oxigênio no sangue, e deve ser realizado em todos os bebês inclusive os assintomáticos e aparentemente normais após 24 horas de vida e repetido antes da alta hospitalar pós-parto.

Nas maternidades onde o exame é realizado os recém nascidos passam pela análise de saturação do oxigênio no sangue em seus membros inferiores e superiores. Se for detectado oxigênio abaixo de 95% é realizado um ecocardiograma para investigar a existência de cardiopatia congênita.

A Associação de Assistência à Criança Cardiopata Pequenos Corações há tempos vem alertando para a necessidade do Teste do Coraçãozinho, a fim de minimizar os riscos decorrentes da ausência de diagnóstico precoce. Se a ciência e a medicina evoluíram, as leis também devem seguir o mesmo caminho para proteger a vida, justifica Ney.

Vale lembrar que, durante o pré-natal, o ecocardiograma fetal pode ser feito entre a 18ª e 24ª semana de gestação e já é capaz de indicar algum problema no coração do bebê. No entanto, considerando que o ecocardiograma fetal nem sempre faz parte dos exames solicitados pelo médico durante o pré-natal, a oximetria de pulso poderá salvar vidas, desencadeando uma investigação cardiológica mais aprofundada nestas crianças antes que elas saiam do hospital.

 

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados

Acompanhe Minhas Redes Sociais
Política de Privacidade

ELEICAO 2022 NEY LEPREVOST NETO DEPUTADO ESTADUAL
CNPJ 47.575.001/0001-28
Todos os Direitos Reservados