O deputado Ney Leprevost, presidente da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, ocupou a tribuna na Assembléia Legislativa, durante a sessão do Outubro Rosa, para lembrar as mulheres paranaenses que elas tem assegurado, por lei, o direito ao exame radiológico gratuito da mama.
De acordo com a Lei 16.600 de 09/11/2010, de autoria do deputado Ney Leprevost, todas as mulheres do Paraná com mais de 35 anos de idade, mediante recomendação médica, poderão requerer na rede pública de saúde o exame mamográfico gratuito para prevenção do câncer.
Na mesma oportunidade, Leprevost citou que lei também garante o mesmo direito aos homens que, por incrível que pareça, também podem ter casos raros de câncer de mama, independente de gênero sexual.
DIA NACIONAL
Ao lembrar também que o Dia Nacional de Combate ao Câncer, é comemorado em 27 de novembro, o deputado Ney Leprevost citou a importância do diagnóstico precoce da doença. Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
A detecção do câncer de mama em estágio inicial, através da mamografia, pode evitar oito de cada dez casos em que a doença é constatada, enfatiza Ney Leprevost.